Bandeira Protestante
Estudo Bíblico sobre Democracia na Igreja
Última atualização em 10/11/2017
O sistema democrático não é e nunca foi uma instituição de origem divina. A ideia de que os próprios homens sabem o que é melhor para si, é uma filosofia "mundana" (inventada neste mundo, neste planeta e não se baseia na orientação de Deus). De fato, nada impede que façamos uso deste sistema em várias situações, mas, nos submetermos cegamente a ele, ou justificarmos decisões religiosas baseando-nos nele é um grande equívoco sob vários aspectos.

Para entender melhor essa questão analise a escolha de Saul e de Davi, relatado no velho testamento: Saul foi uma escolha mais ou menos democrática, o povo o escolheu pela beleza e altura e Deus apenas acolheu a vontade popular, (I Sam. 8 a 10). No entanto, após os "desvios" de Saul, Deus escolheu a Davi de forma não democrática (I Sam. 16. 1-13). Deus fez a escolha analisando a intenção do coração, a coragem e a humildade de Davi. Note que enquanto Saul era o que mais sobressaía, principalmente em aparência, Davi era o que menos sobressaía a tal ponto do próprio pai, Jessé, esquecer de apresentá-lo ao profeta Samuel na ocasião da unção. Jesus Cristo também não fez uso e nem confiou em votações secretas na hora de escolher os 12 discípulos. Ele os escolheu analisando o coração de cada um e não suas boas aparências ou popularidades pessoais.

É bom lembrarmos, também, que foi o voto popular que condenou Jesus Cristo e absolveu Barrabás... Naquele episódio, tudo o que Pilatos fez foi colocar a questão dos Judeus em votação. O povo é que decidiu a quem condenar e a quem absolver. Não é de hoje que, em certas ocasiões, o povo troca a verdade de Deus por utopias revolucionárias defendidas por pessoas vaidosas ou sedentas de Poder. A fala bonita e a aparência caridosa é a principal arma que eles utilizam para iludir as pessoas e obterem o apoio necessário para alcançar o poder.

Portanto, é um equívoco nos fixarmos em filosofias democráticas na hora de escolher as lideranças da igreja (incluindo professores e pretendentes a pastores). Observe que os primeiros a levantar a mão, a si disporem como candidatos a isso ou àquilo, não são os melhores. A maioria das pessoas, que se apressa em dizer sim, não consegue cumprir a tarefa prometida (ver Mt. 21: 28-31). Por outro lado, as pessoas que não tem pressa em se apresentar, as que aguardam serem chamadas são as mais humildes de coração. Estas são, na verdade, as mais capacitadas "vocacionalmente" tal como Davi. (Os últimos a se apresentar são, em geral, os primeiros em capacitação pessoal).

Na hora de escolher lideranças, principalmente nas Igrejas, temos que avaliar todas as pessoas e convidar os mais humildes de coração, os mais corajosos, e engajados com a verdade, para assumirem posições de destaque nas igrejas e na sociedade em geral. Avaliar somente os discursos bonitos, e promover votações, não é suficiente para detectar e eleger os melhores candidatos. Por isso, precisamos desenvolver mecanismos de avaliação que nos permita mensurar a boa fé, o caráter, a inteligência e a abdicação pessoal dos possíveis candidatos, para selecionar os melhores e colocá-los nos mais altos cargos da igreja e do país.

Atualmente, tanto a Igreja quanto a sociedade estão cheias de problemas. Se colocarmos pessoas certas nos lugares certos, elas saberão encontrar as verdadeiras soluções.
continuar lendo

Valvim Dutra - Autor do Livro Renasce Brasil


Copyright - A republicação dos artigos deste site é permitida desde que citada a fonte com um link para a página original.

Nota: Este artigo é a expressão do pensamento e opinião pessoal do autor, resguardada e protegida pelo direito constitucional inviolável da liberdade de expressão no Brasil. O autor é o único responsável pelas ideias e opiniões expressas acima.

Link Patrocinado
Link Patrocinado
Receba atualizações
Insira seu email para receber atualizações
« Artigo anterior: O capitalismo e a prosperidade protestante no mundo desenvolvido
» Próximo artigo: Protestantismo x Catolicismo x Ateísmo x Paganismo
Menu de Navegação
Mensagens Cristãs Protestante
  »  Fale conosco
  »  Mensagens fortes, porém necessárias:
Você está aqui
Projeto Renasce Brasil
Importante: Os anúncios tipo links patrocinados são publicidades externas, automatizadas, e eventualmente podem não refletir os objetivos e ideais deste site.
☰ Menu ⇅
voltar ao topo ↑