Bandeira Protestante
Os profetas na Igreja e na sociedade - Estudo bíblico
Última atualização em 10/11/2017
No passado, a maioria dos profetas veio a público protestando e fazendo oposição àquilo que consideravam errado no ambiente religioso ou no ambiente governamental. Em geral, os profetas não fazem elogios, e sim, exortações (muitas delas bastante dolorosas). Portanto, não devemos expulsar das nossas igrejas as pessoas que se levantam para fazer críticas porque assim faziam também os profetas de antigamente. Nós, cristãos brasileiros, precisamos ouvir atentamente os opositores porque são eles os primeiros a enxergar e a apontar os nossos erros. São eles que nos dão o necessário retorno sobre aquilo que estamos fazendo certo ou, fazendo errado. Quer gostemos, ou não, os opositores têm importância fundamental tanto na Igreja quanto na Sociedade.

Observe que quando fazemos um planejamento, mesmo que a ideia inicial seja boa e correta, os meios utilizados podem distorcer os resultados desejados. Por isso, precisamos de retorno (sob a forma crítica) para saber se os objetivos desejados estão sendo, de fato, alcançados. Respeitar os opositores e os contestadores é o primeiro passo para termos a certeza de que não nos desviaremos do caminho desejado.

Portanto, se na sua igreja ou na sua comunidade, alguém está se levantando para criticar ou reclamar de alguma situação, não se apresse a desprezar ou repudiar tais palavras, pois elas podem conter uma mensagem de origem divina. Deus, quando necessário, coloca palavras na boca de quem tem coragem de pronunciá-las, e não na boca de quem se julga o mais digno.

Convém lembrar, no entanto, que toda exortação, contestação, reclamação etc., deve ser analisada, meditada e filtrada antes de a tomarmos como real e verdadeira. Não é prudente nos apressarmos em repudiar os críticos, nem, também, concordar com eles precipitadamente. Nós, cristãos, devemos ser cautelosos e moderados em tudo o que fazemos para não praticarmos injustiças nem iniquidades. O Brasil precisa da nossa participação social com a visão que Deus nos concedeu sobre a melhor maneira de administrar um país. Seja você também um cristão atuante na política brasileira para que os princípios e valores cristãos sejam praticados em todo o país.

Tomando emprestado a frase do ex-presidente Kennedy: "Não pergunte o que o país pode fazer por você. Pergunte o que você pode fazer pelo seu país". Se assim o fizer, certamente Deus honrará a sua atitude porque aquele que serve o seu próximo, é de grande valor no Reino de Deus.
continuar lendo

Valvim Dutra - Autor do Livro Renasce Brasil


Copyright - A republicação dos artigos deste site é permitida desde que citada a fonte com um link para a página original.

Nota: Este artigo é a expressão do pensamento e opinião pessoal do autor, resguardada e protegida pelo direito constitucional inviolável da liberdade de expressão no Brasil. O autor é o único responsável pelas ideias e opiniões expressas acima.

Link Patrocinado
Link Patrocinado
Receba atualizações
Insira seu email para receber atualizações
« Artigo anterior: Exortação à Mulher Cristã Brasileira - Mensagem evangélica
» Próximo artigo: Adoração em Espírito e em Verdade - significado
Menu de Navegação
Mensagens Cristãs Protestante
  »  Fale conosco
  »  Mensagens fortes, porém necessárias:
Você está aqui
Projeto Renasce Brasil
Importante: Os anúncios tipo links patrocinados são publicidades externas, automatizadas, e eventualmente podem não refletir os objetivos e ideais deste site.
☰ Menu ⇅
voltar ao topo ↑