Bandeira Protestante
Protestantismo x Catolicismo x Ateísmo x Paganismo
Última atualização em 10/11/2017
Você já notou que neste mundo existe povos ricos, povos pobres, povos felizes, povos violentos, povos desenvolvidos, povos subdesenvolvidos etc. Já parou pra pensar qual é a relação entre o desenvolvimento de uma nação e a religião que ela pratica? Você já se deu conta de que o tipo de religião (tipo de crença) de um povo é o que determina seu modelo de educação e, consequentemente, seu sucesso ou seu fracasso, como nação?

Jesus Cristo disse que a qualidade de uma árvore se avalia pela qualidade do seu fruto: se o fruto é bom, a árvore é boa, mas se o fruto é mau é porque a árvore também é má. Portanto, se quisermos comparar a eficiência social do protestantismo, catolicismo, ateísmo e paganismo, temos que desconsiderar as aparências religiosas e analisar seus frutos nos diversos países que os adotaram.

Em termos práticos, toda religião tem como principal objetivo melhorar a qualidade de vida das pessoas que as praticam. Logo, se analisarmos a qualidade de vida dos diversos povos ao redor do mundo, teremos uma ideia da real eficiência de cada religião.

Quando comparamos países de maioria católica com países de maioria protestante, notamos uma melhor qualidade de vida nos países de maioria protestante, como, por exemplo, Inglaterra, Suécia, Islândia, Estados Unidos, Finlândia, Dinamarca, Escócia, Noruega etc. Logo, podemos concluir que o modelo protestante é mais eficiente em termos sociais do que o modelo católico. Na verdade, o que produz bons resultados sociais é a parte genuinamente cristã que está contida em grandes proporções na ética e na moral protestante. Na cultura católica, a parte genuinamente cristã também existe, mas é em menor proporção por causa da influência romana. Os historiadores afirmam que uma boa parte do catolicismo é constituída de antigas tradições do Império Romano. Tais tradições, meio pagãs, sufocam a parte cristã diminuindo assim os seus bons resultados sociais.

Se utilizarmos o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) para fazermos comparações entre os diversos países ao redor do Mundo, concluiremos que os povos protestantes são os mais bem sucedidos. Em segundo lugar vêm os católicos tradicionais (França, Itália, Espanha...). Em terceiro lugar vêm os povos que receberam alguma formação cristã, seja protestante, seja católica, seja ortodoxa, porém são adeptos, também, de sincretismos pagãos, (se enquadrando aí o Brasil e vários outros países da América Latina). Em último lugar, liderando o ranking de subdesenvolvimento, pobreza e miséria, vêm os povos adeptos de práticas pagãs consideradas satânicas. Os povos ateus, comunistas radicais, atualmente em extinção, oscilam entre o terceiro e o penúltimo lugar.

Aqui, no Brasil, existem grupos de intelectuais e religiosos que não querem que o brasileiro conheça esses fatos. Os "intelectuais", marxistas, tentam de todas as formas desvincular os resultados, sociais e econômicos, da base cultural e religiosa do país. Já um outro grupo, de religiosos tradicionais, prefere não tocar no assunto. Por isso, o brasileiro comum ainda não conhece essa importantíssima característica relacionada ao desenvolvimento de povos e nações. O dia que o brasileiro conhecer essa realidade, poderá mudar radicalmente a nossa cultura e transformar o Brasil em um país de Primeiro Mundo.
continuar lendo

Valvim Dutra - Autor do Livro Renasce Brasil


Copyright - A republicação dos artigos deste site é permitida desde que citada a fonte com um link para a página original.

Nota: Este artigo é a expressão do pensamento e opinião pessoal do autor, resguardada e protegida pelo direito constitucional inviolável da liberdade de expressão no Brasil. O autor é o único responsável pelas ideias e opiniões expressas acima.

Link Patrocinado
Link Patrocinado
Receba atualizações
Insira seu email para receber atualizações
« Artigo anterior: Estudo Bíblico sobre Democracia na Igreja
» Próximo artigo: Conversão da TV Globo - Mensagem evangélica
Menu de Navegação
Mensagens Cristãs Protestante
  »  Fale conosco
  »  Mensagens fortes, porém necessárias:
Você está aqui
Projeto Renasce Brasil
Importante: Os anúncios tipo links patrocinados são publicidades externas, automatizadas, e eventualmente podem não refletir os objetivos e ideais deste site.
☰ Menu ⇅
voltar ao topo ↑